quinta-feira, 20 de junho de 2013

10 filmes sobre tecnologia que podem ser usados na educação

      


Como prometido noutro post, e comemorando os 10 anos do surgimento do filme Matrix, uma revolução na sétima arte, indico 10 filmes que tratam de tecnologia e que merecem ser vistos por educadores e alunos, ainda que se não na íntegra, talvez usando algumas cenas, e trabalhado os temas que neles (filmes) e nelas (cenas) se encontrem de forma didática no ambiente escolar. Ou então, reunindo na sala de vídeo da escola duas ou mais turmas e unindo os horários dos professores para que seja possível assistir algum desses filmes de forma integral.
Evidentemente que a Trilogia Matrix é hours concours. Para mim Matrix e suas continuações são um dos maiores filmes que envolvem tecnologia, filosofia, arte, ciência e crítica social. Um divisor de águas no cinema moderno.
Outro filme hours concours é Tempos Modernos, de Charles Chaplin, parada obrigatória para todo professor que trabalhe ou não com tecnologia, por conta de sua mensagem universal e crítica social, com cenas antológicas.
Matrix também é uma grande metáfora sobre um mundo controlado por máquinas em que os seres humanos conectados a elas tem sua energia vital sugada (qualquer semelhança com a mais valia de Karl Marx, pode não ser mera impressão); um mundo sombrio em que as imagens que são vistas pelas pessoas são geradas por um grande computador, e que o mundo lá fora é bem diferente daquele digitalizado. Encaro Matrix também como a metáfora da "grande mídia" que idealiza ou ideologiza a vida real, com seu "jornalismo literário", mostrando aos telespectadores, ouvintes e leitores apenas o que eles, os donos das máquinas, querem que seja visto e pensado. Lembro da época do governo Bush, que criou um mundo obscuro, secreto e tenebroso na base de Guantánamo, em Cuba, e que impedia que a imprensa divulgasse fotos de soldados mortos no Iraque e Afeganistão, enfim, uma "matrix" que subverteu a realidade em nome de suposta guerra ao terror, gerando mais terror e desinformação...
Matrix revolucionou o jeito de fazer cinema com aqueles feitos fantásticos, que inclusive me inspirou a escrever em 2007 o artigo de opinião chamado Do efeito Matrix à vida real.Sugiro também a leitura da resenha de Antonio Martín Guirado sobre esse décimo aniversário do filme Matrix, no link abaixo:

'Matrix' faz 10 anos como ícone do cinema de ficção científica

Aproveitando a oportunidade, indico outros 10 filmes que merecem ser vistos por educadores e alunos, na minha opinião (claro ficaram de fora outros tantos filmes fenomenais, que podem igualmente ser usados e complementados a partir de outras indicações de educadores, nos comentários desse blog ou noutros blogs):

Piratas da Vale do Silício, produção que conta a história de jovens universitários que mudaram a interface do mundo moderna, através da informática, dentre eles Bill Gates e Steve Jobs (essencial para quem atua com informática na educação, para saber os expedientes e as estratégias que ambos usaram para ser o que são hoje em dia: dois dos homens mais ricos e influentes do planeta);

Minority Report, de Steven Spielberg, filme de 2002, retratando um futuro em 2054, antecipando a lousa eletrônica, hoje adotada em diversas escolas particulares, em que o profesor pode imitar o que a personagem de Tom Cruise fazia no filme, literalmente mexendo na tela com desenvoltura, com a ponta dos dedos;

Tron - Uma Odisséia Eletrônica (de 1982, primeiro filme com efeitos digitais, precursor de Toy Story e outras animações, mesclando no caso atores com efeitos digitais);

2001 - Uma odisséia no espaço, um clássico da ficção científica, com direção de Stanley Kubrick e roteiro de Arthur Clarke, em que HAL (ou seria paródia a IBM) o cérebro eletrônico que se rebela contra o Criador, com cenas antológicas como a passagem do tempo das cavernas para da corrida espacial, e a trilha sonora com músicas clássicas, filme de 1968, rodado antes do homem descer na Lua, em 1969);

Inteligência artificial, de Stevem Spielberg, que trata indiretamente da robotização das pessoas, com o incrível robô "michê" interpretado por Jude Law que é emblemático do famoso sexo seguro, além de falar de questões ambientais;

Eu, Robô, com Will Smith, filme adapatdo da obra homônima de Isaac Asimov, em trata da consciência de que podemos não ser máquinas, mas agimos como tais sem nos darmos conta disso (na história, homens e máquinas vivem em harmonia, até que ocorre um incidente);

O Homem Bicentenário de Chris Columbus, lançado em 1999, falando da humanização da máquina, que inicia puro me tal e circuitos eletrônicos e depois vai adquirindo não apenas corpo similar ao humano, mas sentimentos e emoções nessa sua transfiguração durante 200 anos, com bela interpretação de Robin Williams;

Blade Runner, outro clássico da ficção científica, com direção de Ridley Scott, em que um caçador de replicantes vive num mundo que replica a realidade (dizem que o final do roteiro original previa que o caçador de andróides vivido por Harrison Ford descobriria-se também um replicante, o que nãos e confirmou na versão oficial);

Sob o Domínio do Mal, remake do sucesso de 1962, refilmado em 2004, em que a tecnologia a serviço de interesses políticos e militares é tratada como a grande vilã;

Controle Absoluto, uma interessante ficção de 2008, em que um programa secreto de governo para controle de dados se rebela e passa a agir contra o próprio sistema que o criou. Com Shia LaBeouf, jovem ator de sucessos como o novo Indiana Jones, Transformers, etc.

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